terça-feira, 30 de junho de 2015

Sam Smith, Mark Ronson e muito mais no legado duradouro de Amy Winehouse, fim trágico e Eye-Opening New Documentário

Sam Smith, Mark Ronson e muito mais no legado duradouro de Amy Winehouse, fim trágico e Eye-Opening New Documentário
Um dia, em Novembro de 2005, Amy Winehouse estava sentado em um carro com seu amigo e co-gerente Nick Shymansky, enrolando através do campo Inglês para um centro de reabilitação. Beber do cantor estava ficando fora de controle, Shymansky lembra, e ele sentiu que precisava de ajuda. Quando eles chegaram, Winehouse disse que iria verificar em com uma condição: que seu pai, Mitch, concordou. Então, eles dirigiram 50 milhas à casa do Mitch, onde Winehouse empoleirado no colo de seu pai e perguntou: "Você acha que eu preciso para ir para a reabilitação?" A resposta de Mitch? "Absolutamente não.
Quatro meses depois, Winehouse estava gravando com o produtor Mark Ronson em Nova York. Ronson encontrou seu relato do incidente tão engraçado que ele sugeriu que ela transformá-lo em uma canção. Três horas mais tarde, ela havia escrito seu hit de fuga, "Rehab". "Se eu soubesse que todo o material que estava acontecendo, eu não sei se eu teria pensado que era tão divertido", diz Ronson Billboard hoje. ". Mas ela disse que de uma forma tão leve" diz Shymansky: "Meu sonho de Amy era que ela poderia ser a melhor e maior artista do mundo. A ironia é a canção que teve sua houve um grito de socorro ".

Winehouse morreu de envenenamento por álcool em 23 de Julho de 2011 na idade de 27. Ela, tumultuada vida curta é o assunto de um novo documentário fascinante, Amy , Asif Kapadia, do diretor e produtor James Gay-Rees, a equipe por trás 2010 do premiado Senna . Quando Amy estreou no Festival de Cannes, em maio, The Guardian saudou como uma "obra-prima trágico."
Na história de Winehouse, muitos dos perigos da fama do século 21 colidem. Ela não foi perseguido apenas por paparazzi - os tablóides britânicos famosa agressivos cuidadosamente monitorado seus movimentos em torno de sua casa em Londres -, mas por falar cabeças insensíveis às questões de dependência e de saúde mental. Uma sequência perturbadora no filme mostra Winehouse como um punchline para talk-show hosts. "Ela estava doente. Você tinha pessoas que tinham elogiado ela e agora eles estavam assassinando ela ", diz Darcus Beese, presidente da Island Records e ex-homem de A & R de Winehouse. "Esperamos que, quando vêem seus rostos na tela eles vão se sentir envergonhado." 


Tão diferente quanto ela era de Britney Spears , outra cantora classificado como um "desastre de trem" naquela época, Winehouse sentiu os primeiros cílios de cobertura 24-7 fofoca como convergiu com sua celebridade. E isso não era tudo Winehouse disputavam com: A pressão para ser magra agravou seu já existente distúrbios alimentares, eo eventual aparecimento de medo do palco só parecia aumentar sua dependência do álcool - problemas que atormentavam até o final de sua vida, mesmo depois que ela tinha quebrado livre de drogas duras. "O filme foi uma grande surpresa", diz Beese. "Eu não tinha percebido que estavam assinando uma garota que estava quebrado."

O documentário, que abre 03 de julho nos Estados Unidos, parece fazer o que Winehouse não conseguiu em sua breve carreira: garantir o seu legado. Ela não tinha nenhum presente para auto-promoção. Seu talento extraordinário residia inteiramente em sua voz e canções. "Temos este estereótipo do jovem Mozart," diz Ronson. "Curto circuitos a cabeça e, em seguida, ele furiosamente rabisca por duas horas e tem um concerto. Ela é a única pessoa que eu vi que era realmente assim. "

Infundindo um som retro com uma sensibilidade moderna bracingly, Winehouse abriu a porta para cantoras como Adele e Sam Smith . Em kickstarting carreira de Ronson, ela também ajudou a fazer "Uptown Funk!" - Hit de Ronson com Bruno Mars , a mais longa-líder Billboard Hot 100 No. 1 desta década - possível. "Sua música 'You Sent Me Voar' é a razão pela qual eu canto", diz Smith Billboard. "Aos 11 anos eu estava cantando 'F --- Me Pumps' e imersão em toda a linguagem e honestidade."

No entanto, a estatura de Winehouse permanece incerto: Ela não é nem um ícone como Kurt Cobain, nem uma figura de culto como Jeff Buckley . Seu álbum de 2006 Back to Black já vendeu 2,9 milhões de cópias nos Estados Unidos, segundo a Nielsen musical; ganhou cinco Grammys; e fez dela uma estrela global. Mas ela jogou apenas uma dúzia de shows ao vivo e nunca narrou suas lutas subseqüentes na canção. Enquanto sua música continua a ser popular - ela vendeu mais de 400.000 downloads de músicas em 2014, e "Rehab" foi transmitido mais de 35 milhões de vezes no Spotify - Winehouse si mesma é apenas compreendido.
"Ela nunca passou tempo suficiente [nos Estados Unidos] para as pessoas a ter uma noção de sua parte externa de estar bêbado e desleixado", diz presidente Republic Records / CEO Monte Lipman. David Joseph, presidente / CEO da Universal Music UK e produtor executivo de Amy , diz: "Alguns perguntaram: 'Você está fazendo um filme sobre um viciado em drogas? As pessoas nem sequer percebem que ela escreveu suas próprias letras ".

O filme é uma colagem fascinante de entrevistas em áudio e filmagens na maior parte invisível. Levou os cineastas dois anos para ganhar a confiança dos amigos de Winehouse, muitos dos quais não tinha falado publicamente desde sua morte. "No começo ninguém queria falar comigo", diz Kapadia. "Então, todo mundo fez." Só Mitch Winehouse, desde então, criticou o projeto, chamando-o de "desequilibrado." Gay-Rees diz que o corte inicial de três horas era "muito doloroso de assistir." Mesmo a versão final de 128 minutos é esmagadoramente triste . Shymansky diz: "Você vê essa faísca feliz, espirituoso de um artista e então este desesperadamente alta perdido, superexposta, destruição, overharassed de uma pessoa." 
Do outro lado da rua a partir de 30 Camden Square, onde Winehouse morreu, uma árvore serve como um santuário informal, com guirlandas buquês murcha e mensagens sinceras. Fãs proximidades pode encontrar o apartamento onde ela escreveu Back to Black ; o pub, onde conheceu seu marido, Blake Fielder-Civil; e uma estátua de bronze em tamanho natural inaugurada em 2014. O bairro ao norte de Londres de Camden Town é onde Winehouse se tornou um superstar, um viciado, uma obsessão dos tablóides e uma fatalidade. "A questão era: como isso aconteceu?", Diz Kapadia. "Isso não aconteceu nos anos 60. Foi o que aconteceu aqui mesmo, na frente de nossos olhos. "
Em Amy primeira seção 's, o jovem Winehouse aparece como uma força da natureza, opinativo e hilariante. Abaixo da superfície, no entanto, já havia culpa linhas. No filme, Winehouse traça suas lutas adolescentes, marcados por bulimia, antidepressivos e fumar erva daninha diária, para o divórcio de seus pais quando ela tinha nove. 

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Mas tão traumático como o divórcio pode ter sido - e como tentador que seja para colocar a culpa com um pai que minimizou seus vícios - falha fatal de Winehouse pode ter sido tentar o salto de uma normal, se turbulento, adolescência para habitar o papel de um destemido, o risco-nada artista. "Ela queria atenção e reconhecimento, mas não se enquadra muito bem dela", diz Shymansky. "Ela estava fazendo a si mesma em um desenho animado", o escritor Caitlin Moran sugere. "Ela queria se parecer com sua música. Como feminista, eu odiava ficar magro e mostrando que pequenas estômago fora. Mas há um empoderamento ângulo diferente em que, para as mulheres - que o seu único inimigo é você ".

Em 1999, o amigo de Winehouse Tyler James deu sua fita demo para Shymansky, um empregado júnior na empresa de produção de 19 Entertainment. Com seu chefe Nick Godwyn, Shymansky ligado Winehouse com Salaam Remi, um produtor de rap conhecido por seu trabalho com Nas e The Fugees . "Amy estava confiante e espirituoso", diz Remi. "Nos primeiros 10 minutos, ela provavelmente tinha 10 coisas rápidas para dizer, então eu diria, 'OK, nós estamos colocando tudo isso em uma canção." "

Ilha assinado Winehouse em 2002. "Ela era exatamente como eu pensei que um artista autêntico deve ser", diz Lucian Grainge, presidente / CEO da Universal Music Group. (Grainge, que também é tio de Shymansky, foi presidente da Universal Music UK na época.) "Quando ela gostou de você, ela era ou totalmente irreverente ou fez sentir como a pessoa mais importante do mundo."

Winehouse se tornou uma estrela pequena na Grã-Bretanha, quando ela lançou seu primeiro álbum com influências de jazz, Frank , em 2003. "Amy mudou o jogo", diz a cantora britânica Jess Glynne. "Não houve uma artista feminina na época que estava sendo tão valente." Mas, como Frank ciclo promocional da ferida para baixo no final de 2004 ", uma série de questões começaram a vir através de", diz Shymansky. Winehouse ficou à deriva, incapaz de escrever. Quando se encontrou com Fielder-Civil, um scenester Camden malandro, "tudo começou despencando ladeira abaixo", recorda Shymansky. "Em 2005 ela teve um gaguejo. . Foi horrível o que estava acontecendo com ela "Um executivo refere-se a Fielder-Civil como" palhaço que ela se casou ", mas o filme - embora ele só mostra ele em filme existente - pinta um retrato com mais nuances. "Blake nenhum anjo, mas ele não é o filho de Satanás quer", diz Gay-Rees. "Amy provavelmente teria movido nessa direção com ou sem ele." (Fielder-Civil, agora um pai de dois filhos, disse recentemente que ele está sóbrio há um ano, e que é injusto culpá-lo pela morte de Winehouse, com a quem ele ainda está "no amor".)
Em 2005, Winehouse começou uma transformação física drástica em um magro, início dos anos 60 menina má, completo com colméia e tatuagens. Esta imagem impressionante - um descendente de punk-rock de The Shangri-Las  - impulsionaria sua celebridade, e, eventualmente, tornar-se uma caricatura. Seu físico diminuiu também revelou que seu distúrbio alimentar havia ressurgido. James diz, "É quase como se a imprensa dizendo que ela foi curvilínea fez querer ser super-fino." Beese lembra de ter visto ela na rua um dia: "Eu não podia acreditar o quão magro que ela tem. Eu fiquei chocado. "Quando Fielder-Civil, rompeu seu caso e voltou para sua namorada, o trauma emocional desarrolhou Back to Black . "Eu escrevo músicas porque eu sou f --- ed na cabeça ea necessidade de obter algo bom fora de algo ruim", Winehouse disse mais tarde a rotação . 

"Ela era noturno", diz James. "Quando eu ir para a cama Amy estaria lá embaixo no chão da cozinha com uma garrafa de vodka, seu violão e uma caneta. Eu sempre sei quando Amy foi realmente para baixo porque ela ouvir [The Shangri-Las ']' Posso nunca mais ir para casa. " "

Winehouse sóbrio para gravar suas novas músicas com Remi em Miami e Ronson em Nova York. Melodramas adolescentes de Phil Spector foi uma pedra de toque. "Foi o drama namorado-namorada para um nível infinito", diz Ronson. "Isso é o que ela e Blake teve." Outro ponto de referência: hip-hop, com sua arrogância e destreza lírica. "Ela aprendeu a manter a urgência e nervosismo liricamente, independentemente se ela estava usando uma referência de 50 anos de idade", diz Remi. "Ela não cantar como uma cantora de jazz de idade. Ela ainda tinha a mordida de um 19-year-old ".

Back to Black foi um triunfo artístico e comercial, mas poderia ter sido ainda maior se Winehouse não tinha arrancado inúmeras oportunidades, incluindo duas ofertas de Saturday Night Live . Ela ansiava única Blake e esquecimento: Quando o casal se casou em maio de 2007, eles estavam tomando heroína e crack juntos. Em abril de 2008, ela puxou seu relacionamento com Ronson quando ela falhou, depois de cinco dias de trabalho com ele, para completar uma música-tema de James Bond para Quantum of Solace , desperdiçando outra oportunidade de prestígio. Remi conseguiu persuadir o "Between the Cheats" de seu doo-wop-influenciado - a última canção nova que ela iria nunca completa. "Ela teve mais de um relacionamento irmão-irmã com [Ronson]", diz Remi. "Ela ia lutar com ele sobre o que quer. Eu disse: 'Ela não pode gravar? Sim, ela pode. Ele só não sabe como gravar ela. "

Se a vida com Fielder-Civil não era saudável, então a vida sem ele era ainda pior. Datas do festival desarrumado de Winehouse depois que ele foi preso por assalto de dono de um pub em julho de 2008 marcou uma nova baixa. "Uma vez que Blake desceu ela começou a cair fora do amor com a música", diz Dale Davis, seu ex-líder da banda. "Nos primeiros dias ela teria música o tempo todo, sempre cantando. Mas depois que a música parou. "
Em janeiro de 2008, a mando de Grainge, os médicos de Winehouse elaborou um ultimato oficial que tanto ela quanto Grainge assinado: A menos que ela limpa, ela não teria permissão para executar ou gravar. Depois de uma recaída grave, Winehouse parar com as drogas para bem sobre um ano mais tarde - embora não com a ajuda de reabilitação. Uma estadia prolongada em St. Lucia começando em torno de janeiro 2009 parecia ajudá-la a ruptura com o passado; Fielder-Civil pediu o divórcio durante esse tempo, embora os dois continuaram a ver uns aos outros, mesmo após o casamento terminou oficialmente. "Falávamos sobre os tempos realmente confuso-up", diz James, ele mesmo um viciado recuperado. "Amy dizia: 'Você se lembra que eu costumava ser um viciado em crack? Sobre o que era tudo isso? ' "

Mas ela continuou a beber demais e comer muito pouco, ea imprensa ainda perseguido ela. "Foi horrível", diz James, seu companheiro de quarto na época. "Nós tínhamos paparazzi fora de nossa casa há anos." Até 2011, a recuperação de Winehouse permanece frágil. Seus primeiros shows desde 2008, no Brasil, foi bem, mas como suas datas do festival de verão se aproximava ela começou a beber novamente. Raye Cosbert, originalmente seu gerente de turnê, tinha até então substituído Shymansky como seu gerente geral; o filme mostra como a pressão para executar contribuiu para desenrolar de Winehouse. "Ela bebeu por causa do medo" de ir ao palco, diz Shymansky, que permaneceu a amiga. Em seu último show, em Belgrado, Sérvia, em 18 de junho, ela implodiu, tropeçando em silêncio enquanto a multidão exigiu, "Sing!"

"Houve uma enorme cadeia de egoísmo e negligência em torno de Amy", diz Shymansky. "Lembro-me de um especialista dizendo sobre a notícia de que ela poderia cair morto a qualquer minuto. Mas havia ainda gigs sendo reservado. . Eu nunca teria nada a fazer profissionalmente com alguém nesse estado ", diz Davis:" O dedo pode ser apontado para certas pessoas, mas em muitos aspectos, todos nós podemos ser culpados. Eu já passei por todos esses sentimentos me. Eu teria que estar lá 24 horas por dia para tentar ajudar. "

Poucas horas antes de morrer, Winehouse falou com Davis no Skype. "Ela disse, 'Eu estive assistindo vídeos de mim mesmo no YouTube, e eu posso cantar'", lembra ele. "E eu disse:" Claro que você pode cantar! " Houve dúvidas, mas para ela perceber que foi uma das coisas mais bonitas que ela poderia dizer. "

Às 3 horas do dia seguinte, 23 de julho, seu guarda-costas Andrew Morris encontrado Winehouse na cama. Ela tinha morrido durante a noite. Ronson, Remi, seus pais e sua amiga Kelly Osbourne estavam entre as várias centenas de choros no seu funeral (um número de seus amigos mais próximos já estavam em Londres para assistir ao casamento de Shymansky). Fãs se reuniram no dia de seus serviços por sua casa, deixando flores e velas em um memorial improvisado. Os admiradores de Lady Gaga ("Amy mudou a música pop para sempre") para o velho amigo de Winehouse Russell Brand ("Perdemos uma mulher bonita, talentosa") prestou homenagem online. Mesmo as manchetes dos tablóides anunciando sua morte foram silenciadas.

Remi deu aos cineastas uma gravação de Winehouse recitando a letra de uma música inédita chamada "Você sempre machuca os que você ama"; é prova de que seu talento songwriting suportou. Ela tinha falado sobre como iniciar um projeto de jazz / hip-hop com Questlove, Raphael Saadiq e Mos Def , talvez como uma forma de contornar a pressão para coincidir com  Back to Black . Mas ela também tinha um terceiro álbum mapeado, e tempo de estúdio reservado com Ronson e Remi para mais tarde em 2011.

"Ela provavelmente terminado o processo de escrita de algumas semanas antes de morrer", diz Remi, que estava a caminho de sua casa quando ele recebeu um telefonema dizendo que ela tinha morrido. "Tanto quanto eu podia ver, tínhamos 14 canções. O que quer que precisava acontecer, ele estava bem ali. "

Mas Universal nunca vai liberar qualquer um dos demos, porque Joseph destruiu. "Foi uma coisa moral", diz ele. "Tomar uma haste ou um vocal não é algo que iria acontecer no meu relógio. Ele agora não pode acontecer em qualquer outra pessoa "É provável que a coleção 2011 outtakes. Lioness permanecerá versão final de Winehouse: uma coda fragmentada para uma vida abreviada.
Mitch, que foi casado de novo desde 1996, começou a Winehouse Foundation Amy, o que beneficia as causas de dependência, após a morte do cantor; sua mãe, Janis, doou a renda de um livro de memórias de 2014 a fundação. (Winehouse não criar uma vontade, de modo que seus pais herdou seu 4,6 milhão dólar imobiliário.) "Nós cometemos muitos erros", disse Mitch recentemente, "mas não amar a nossa filha não era um deles."

Em um ponto durante as lutas de Winehouse, Grainge encenou um tipo de intervenção com ela em seu escritório. "Ela era realmente famoso por ser ensanguentado, andando pela rua despenteado. Eu tinha dezenas de artigos fotocopiados, para mostrar o impacto de sua notoriedade ... foi de uma posição de amor duro ", lembra ele. "Ela se sentou no final da minha mesa com esta pequena minissaia sobre e pegou este violão enorme. Ela me tocou músicas que eram, obviamente, sobre relacionamentos, e lembro-me as lágrimas escorrendo pelo seu rosto, e rímel em todos os lugares. "Tudo o que ela sempre quis ser famosa, Grainge lembra, era suas canções. 

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